Notícias
Todos os assuntos
Integração para fortalecer parcerias
25.09.2019

Integração para fortalecer parcerias

A primeira noite do 5º Congresso Sul- Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (APSUL) foi marcada pelo encontro da Rede Agrícola (Agrarishe Neterkbijeenkomst), promovido pela Embaixada Holandesa.

O evento, – mais uma novidade desta 5a edição -, foi aberto por Bert Rikken, conselheiro agrícola do Consulado dos Países Baixos que apresentou audiovisuais com temáticas sobre a inovação no campo e agricultura circular. “Na área comercial, é um momento que a Holanda está importando US$ 4,5 bilhões de dólares do Brasil, porém o país compra somente US$ 240 milhões. Ou seja, os brasileiros estão importando 20 vezes menos daquilo que está sendo comprado”, pontua Rikken.

Dentre os assuntos tratados, destaque também para a preocupação com a produção do futuro, a modernização na cadeira leiteira e nas indústrias. Rikken ainda destacou que o Brasil poderia abrir um pouco mais os mercados para produtos do exterior. “Estamos buscando áreas em que o Brasil ou a Holanda possam firmar parcerias e aprenderem em conjunto. Por exemplo, o Brasil está muito mais avançado na área de soja, enquanto os holandeses têm se desenvolvido na produção de verduras”, acrescenta.

O encontro reuniu representantes comerciais, pesquisadores, produtores e o público participante do Congresso. “Estamos aqui para comunicar e não só visualmente. Estou falando da comunicação entre as pessoas, em tempo real. Tenho certeza que momentos como este ajudam neste processo”, reforça o conselheiro.

O Apsul América é um evento realizado com o apoio da Prefeitura de Não-Me-Toque, em parceria com o Sindicato Rural, Farsul, Universidade Federal de Santa Maria e Cotrijal.

Receba nossas
novidades por e-mail