Você está em:
Notícias
28 de setembro de 2017 - 15:22

Congresso do APSUL é êxito absoluto

Em dois dias (terça e quarta-feira, 26 e 27 de setembro) o IV Congresso  Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas – o APSUL América, realizado em Não-Me-Toque, a Capital Nacional da Agricultura de Precisão, reuniu centenas de pessoas no Parque da Expodireto Cotrijal. O evento, já congrado no agronegócio brasileiro, foi uma realização da Prefeitura Municipal, Sindicato Rural, Sistema Farsul, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Cotrijal. Patrocinaram o Congresso a Monsanto, Senar, Fertiláqua, Stara e Jan, contando, ainda, com o apoio da Bayer, Smart Sensing, Precision Planting.

“Sucesso! Esta é a definição do evento! Nós tivemos a satisfação e a alegria de conseguirmos, em mais uma edição do APSUL, mostrar que o evento está maduro; que veio para ficar, que hoje é, se não o maior, um dos maiores eventos que discute a agricultura de precisão no nosso país. Tenho certeza que as pessoas que se fizeram presentes sairam muito satisfeitas. Este foi o registro que tivemos de produtores, acadêmicos, pesquisadores; enfim, das pessoas que vivem este dia a dia da agricultura de precisão. O APSUL já criou uma marca, reconhecida, pela qualidade, organização e pelo envolvimento do Poder público com a iniciativa privada. As expectativas foram alcançadas, com certeza”, definiu um dos coordenadores do APSUL América,  Jair Selomar Kilpp.

Nesta 4ª edição, o APSUL América enfocou o tema: “Agricultura Digital: Inovação para eficiência, preservação e produtividade.”, o que levou centenas de pessoas a se fazerem presentes em diversas palestras, paineis e minicursos oferecidos, que enfocaram os mais diferentes temas sobre as diferentes culturas que englobam o Agronegócio.

“Estamos muito satisfeiros porque atingimos os objetivos. Primeiramente, em termos de público; as inscrições mostraram que o público se interessou, se inscreveu e veio ao evento; participação expressiva! Também uma diversidade de participação; toda a cadeia produtiva presente: prestadores de serviços, empresas fornecedoras de insumos e produtos agrícolas, técnicos, agrônomos de empresas e de cooperativas, pesquisadores, professores, acadêmicos, produtores. Isto mostra que o evento cumpriu com seus objetivos e com sua finalidade de forma reconhecida por todos”, destacou a presidente do APSUL América, Teodora Lütkemeyer.

Os organizadores do APSUL América destacam, também, que o evento conseguiu manter  uma qualidade técnica muito boa, por ter propiciado um convívo entre frequentadores e fornecedores de produtos, de máquinas, voltados à agricultura de precisão, sem envolver a questão comercial; mantendo uma isonomia comercial, no sentido de propagar prioritariamente a tecnologia da agricultura de precisão.

“Os minicursos também foram bem aceitos; é uma inicitiva que estaremos repetindo, com certeza, porque oportuniza o debate e o detalhamento de informações esplanadas ao grande público no auditório principal; a edição do livro digital, o Ebook; também houve participação grande no Pavilhão 2, que abrigou estandes de empresas parceiras, e onde estavam também os banners informativos sobre os trabalhos que fazem parte do Ebook. Enfim, todo um contexto que nos satisfaz ao olharmos os resultados”, acrescentou Teodora Lütkemeyer.

Para a presidente do APSUL América, que de forma dinâmica e competente coordenou uma grande equipe de trabalho, todos são dignos de reconhecimento; colaboradores, as empresas patrocinadoras, as parceiras na realização do evento, os incentivadores, o Poder público, os profissionais de imprensa, entre outros.

“Nada seria possível se não tivessemos esta parceria na organização; os cinco entes envolvidos: Prefeitura, Sindicato Rural, Cotrijal, Farsul e Universidade de Santa Maria. Esta instituição, também, de suma importância, principalmente nas pessoas dos professores Telmo Amado e Lúcio do Amaral, que são os ‘pensadores’ técnicos do evento, e os nossos patrocinadores; Senar, Monsanto, Fertiláqua, Stara e Jan; aos quais somamos as empresas apoiadoras, destaco que sem eles nós também não estaríamos realizando o Congresso”, listou Teodora Lütkemeyer.

Era visível a satisfação da maioria das pessoas que participaram do Congresso em Não-Me-Toque. E, como todo o sucesso, se torna um desafio para o futuro, este também é o entendimento da comissão organizadora do APSUL América. “Sabemos do nosso compromisso com este sucesso. Logo, faremos de tudo para repetir a qualidade do que se oferecerá no futuro. Se apenas repetirmos o que aconteceu este ano de 2017, já estaremos plenamente satisfeitos”, salientou Jair Kilpp.

“Se repetirmos este sucesso na próxima edição, daqui a dois anos, estaremos, mais uma vez realizados e felizes. O sentimento é de dever cumprido, de reconhecimento e de agradecimentos especiais”, enfatizou a presidente do IV APSUL América, Teodora Lütkemeyer.

Digno de registro, ainda, que os organizadores do APSUL América, esperam que tudo o que foi possibilitado; repassado, em termos de experiências, troca de idéias e conhecimentos, seja bem aproveitado pelos que frequentaram o evento naquele período.

“Que eles sejam bem aproveitados, e colocados em prática para sí, em suas propriedades, para o seu benefício e para o benefício do outro. Desta forma, o nosso trabalho deste ano de 2017 terá atingido, na sua plenitude, todos os seus objetivos”, finaliza a presidente Teodora Lütkemeyer.


Localização
Parque da Expodireto Cotrijal - RS 142
Não-Me-Toque/RS (ver no mapa)
Fale Conosco
Telefone: (54) 3332.3500
E-mail: apsulamerica2015@gmail.com