Você está em:
Notícias
24 de setembro de 2017 - 16:10

Congresso APSUL já é considerado um grande evento da Agricultura de Precisão

O Congresso APSUL, neste ano de 2017 em sua IV edição, já é considerado um grande evento da Agricultura de Precisão. Este ano enfocando: “Agricultura Digital: Inovação para a eficiência e a preservação da produtividade”, o Congresso Sul Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas precisas, acontece nos dias 26 e 27 de setembro, na terça e quarta-feira próximas, no município de Não-Me-Toque, na Região Norte do Estado. A realização e organização do evento, que acontece a cada dois anos, é do Sindicato Rural e Prefeitura de Não-Me-Toque; Sistema Farsul; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Cotrijal.

O APSUL America surgiu da necessidade de divulgar os avanços alcançados pela agricultura de precisão, aproveitando a posição geográfica do Rio Grande do Sul, para intensificar o intercâmbio com países vizinhos como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.  Em um ambiente de inovação e de busca constante de eficiência nos processos que interferem na produtividade agrícola,  a solução  de um problema não tem fronteiras, e o conhecimento de como estes países vizinhos estão solucionando seus desafios pode ser inspirador para resolver um problema local das lavouras gaúchas.

“O evento distingui-se por reunir pesquisadores, consultores, acadêmicos, agricultores, prestadores de serviço, técnicos de cooperativas, a indústria de máquinas agrícolas e fornecedores de insumos. Portanto, de alguma forma, toda a cadeia produtiva se encontra representada. A preocupação é de que as informações não fiquem restritas a um determinado grupo, como pesquisadores ou consultores, mas sim que possa permear por toda a cadeia, e que desta forma seja possível encurtar o longo caminho da geração da inovação até sua aplicação no processo produtivo”, ressalta o coordenador técnico do APSUL América, professor Telmo Amado (UFSM), um dos principais colaboradores para a organização da programação do evento, ao destacar o que foi levado em conta para a sua organização, que acrescenta: “A troca de experiência é uma outra característica importante do evento, permitindo que produtores e consultores tenham contato direto com fornecedores de insumos e soluções tecnológicas. Desta troca de experiência muitos aperfeiçoamentos nas máquinas e insumos podem ser obtidos.”.

O evento distingui-se pela sua organização, que tem o poder publico (Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque), entidade representativa dos produtores (Sindicato Rural e Sistema Farsul), Universidade (UFSM), e Cooperativa Agrícola (Cotrijal), atuando de forma harmônica e complementar.

Na sua quarta edição, o APSUL América se concentra no futuro da agricultura; desvendar o que  está por vir na próxima década. A agricultura de precisão vem experimentando várias fases, e encontra-se atualmente numa fase em que será fortemente impactada pelas soluções digitais.

“A internet das coisas aplicada a agricultura de precisão, será tema de minicurso e de palestra com o tema agricultura digital. Novas ferramentas tecnológicas como imagens de satélite, com elevada resolução espacial; tratamento de um volume de informações gigantesco; máquinas precisas; rastreabilidade e soluções na nuvem, prometem tornar o processo de tomada de decisão na agricultura muito mais assertivo”, prevê o professor Telmo Amado.

Nesta edição serão apresentadas soluções para pecuária de precisão, silvicultura de precisão, fruticultura de precisão e mesmo apicultura de precisão, demonstrando que as soluções tecnológicas estão alcançando praticamente todos os ramos do agronegócio.

O investimento no desenvolvimento de novas máquinas e novos produtos tecnológicos tem sido muito grande na última década. Durante o evento, novas plataformas de agricultura que consideram o clima no processo de tomada de decisão; novas soluções para a distribuição precisa de sementes e de insumos; controle preciso de ervas daninhas e a reastreabilidade de sementes serão apresentadas pelas empresas à comunidade. Mas também haverá espaço para as incubadoras e start ups apresentarem suas soluções, sendo que, mesmo com um investimento restrito, existe a possibilidade de emergir importantes soluções para o agronegócio. Em um ambiente tecnológico a solução pode surgir de um longo processo de pesquisa e desenvolvimento como de uma idéia totalmente inovadora.

“Na programação destaca-se, ainda, o painel dos consultores agronômicos, o de recuperação da capacidade produtiva do solo e o de lições dos agricultores campeões de produtividade. Assim, com uma programação diversificada, o evento já conta com mais de 700 inscritos”, diz Telmo Amado, confirmando a atenção para com a qualidade da programação do Congresso, tarefa que esteve sob sua responsabilidade.

O saldo do evento é um olhar sobre as novas soluções para o agronegócio, possibilitando um ambiente de interação entre os diferentes atores da cadeia produtiva. Com a consolidação da importância do agronegócio para a economia e desenvolvimento do Brasil, o investimento em inovação e desenvolvimento tecnológico é estratégico para o setor que busca mais do que a expansão horizontal (incorporação de novas áreas); a verticalização com sustentabilidade.

A Abertura Oficial do Congresso APSUL acontece na terça-feira, 26, no Restaurante principal do Parque da Expodireto Cotrijal, dependências onde serão desenvolvidas todas as demais atividades do evento naqueles dois dias.


Localização
Parque da Expodireto Cotrijal - RS 142
Não-Me-Toque/RS (ver no mapa)
Fale Conosco
Telefone: (54) 3332.3500
E-mail: apsulamerica2015@gmail.com