Você está em:
Notícias
27 de setembro de 2017 - 09:09

APSUL com minicursos lotados

O IV Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas, que acontece na terça e quarta-feira (26 e 27 deste mês), no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque – a Capital Nacional da Agricultura de Precisão, registrou uma grande frequência em todas suas atividades, desde a Abertura Oficial, ocorrida na terça-feira, seguindo com grande movimentação de presenças e participações nas palestras, paineis e minicursos.

O evento ofereceu três minicursos, no Salão da Inovação Tecnológica, enfocando o tema do Congresso deste ano de 2017: “Agricultura Digital: Inovação para eficiência, preservação e produtividade”. Todos os três com pré-inscrições; todas vagas preenchidas na semana anterior à realização do evento.

Na terça-feira foram oferecidos conhecimentos sobre a Definição de Zonas de Manejo, ministrado pelo doutor Stanley Best (Chile), e doutor Ricardo Melchiori (INTA/Argentina). Em seguida, aconteceu evento de mesma natureza, oportunidade em que foi destacado o tema: Internet das Coisas, com o doutor Michel Dietz (SAP/Alemanha), e Cristiano Paim Buss (Stara). Na quarta-feira, 27, os ensinamentos se deram com relação à Pulverização Precisa e Semeadura Precisa, com Mateus Tonini Eitelwein (Smart Sensing-Brasil), e doutor José Henrique Galli (Business Development Manager).

“É um Congresso com acesso livre; então oferece a prática exatamente do que aconteceu no minicurso hoje: trazer as pessoas para fazer perguntas, para questionar aonde está a tecnologia; para onde ela vai. Esta é a grande dúvida, na maioria dos casos, daquele produtor ou do técnico que está na universidade; para que lado vai a tecnologia? A tecnologia é muito rápida. Então, a mesangem que se trouxe aqui é esta: a tecnologia veio para descomplicar, não para complicar! A tecnologia que complica, mantenha distância, ela vai se tornar um complicador para você. A mensagem: simplificar a tecnologia”, bem explicou Cristiano Paim Buss, da Stara, que acompanhou o doutor Michel Dietz no minicurso: Internet das Coisas.

Ainda em relação a “Internet das Coisas”, uma das mensagens passadas aos mais de 50 presentes, é: tornar a tecnologia disponível hoje mais acessível ao produtor, de forma facilitada, analítica, que ele não precise buscá-la em diversas pontos; que tenha a tecnologia de forma rápida, ágil, na palma da sua mão, no celular, por exemplo.

O que tem chamado a atenção dos organizadores do IV Congresso APSUL América é a faixa de idade dos participantes nos mais diferentes eventos oferecidos. Ainda na questão da teconlogia, Cristiano Buss explica que foi interessante registrar a participação de pessoas das mais diferentes faixas etárias no grupo. Nem só jovens e nem só produtores mais “calejados”, por assim dizer.

“A tecnologia proporciona isto. Hoje, a tecnologia está mais fácil de usar; você olha para um celular, para uma Smart TV, para um Tablet, ela tá mais intuítiva. E as pessoas que estão numa faixa etária mais avançada em relação ao jovem, consegue entender bem isto, e está conseguindo participar de forma mais direta neste tipo de tecnologia; dando sugestões, e explicando suas ‘dores’. Porque a dor do produtor mais veterano é a mesma do jovem que vem lá do campo. Então nós conseguimos traduzir esta dor, e fazer com que ela seja mais simples, mais fácil de usar, para atender e entender os dois públicos. A mistura de gerações, em relação à tecnologia, já está deixando de ser um problema”, deduz Cristiano Buss.

Nas três oportunidades de minicursos, mais de 150 pessoas tiveram a oportunidade de participar dos encinamentos, debates, troca de idéias, e muitos tiveram suas dúvidas dirimidas quase que de forma individual, uma vez que os ministrantes, em todas as oportunidades, se colocaram à disposição para mais qestionamentos após a atividade normal em grupo.

“Este detalhe é um diferencial, sim. Nos aproxima mais das dificuldades que cada um tem, e nos possibilita entender eles, atendê-los, e esclarecer suas dúvidas de forma mais simplificada e pontual”, disse o doutor Michel Dietz.


Localização
Parque da Expodireto Cotrijal - RS 142
Não-Me-Toque/RS (ver no mapa)
Fale Conosco
Telefone: (54) 3332.3500
E-mail: apsulamerica2015@gmail.com